És apaixonado por música. É tua convicção que a deves ouvir como mereces, com o máximo nível possível de qualidade que a tua carteira permitir? És audiófilo.
Contudo vives no interior de um pequeno país chamado Portugal. E viver no interior de Portugal traz consigo uma série de dificuldades em relação a quem vive no Litoral, ou ainda mais perante quem vive em Lisboa ou no Porto. Portugal tem cerca de 120 mil quilómetros quadrados; A Áustria, a Dinamarca, os Países Baixos, a Suíça e o Luxemburgo são mais pequenos. Portugal tem cerca de 10 milhões de habitantes; os Países Baixos, a Bélgica, a Suécia, a Áustria, a Suíça, a Dinamarca, a Finlândia e a Noruega são menos populosos. Contudo as clivagens existentes por cá, parecem não acontecer no mesmo grau de grandeza em nenhum dos países aqui indicados.
Sou daqueles que se me aparecessem assim de repente uns euros na conta bancária, imediatamente dava o salto para o interior, pois acho que só por lá se encontra determinado nível de qualidade de vida. Por outro lado, do ponto de vista que me interessa, a mim neste momento, e a quem se está a dedicar a consumir estas linhas, as casas de Alta-fidelidade em Portugal estão todas em Lisboa ou no Porto. Quanto ao resto do país… bem, o audiófilo que não viva perto do Porto ou de Lisboa irá ter dificuldades adicionais para viver este hobby.
Talvez por isso, à chamada para o evento de apresentação das colunas de chão Børresen X3 e do amplificador integrado Axxess Forté 1 (marcas que à data eram novidade absoluta em Portugal), compareceram cerca de quarenta visitantes, número que em nada envergonhou o evento (bem pelo contrário) e na sua grande parte, fervorosos participantes.
Sim, esqueçam o ambiente a que possam estar habituados nos eventos da capital e da Invicta. Quem veio ao Montebelo Viseu Congress Hotel, chegou, ouviu, e disse de sua justiça!
Isto foi em parte justificado quanto a mim, também pela toada didática que Rui Pedroso, responsável pela casa organizadora, a Autumn Leaf Audio, impôs ao evento. Além da normal apresentação e demonstração dos elementos que o justificaram, o mesmo foi organizado primordialmente no formato teste A/B. Ouvimos as diferenças entre o DAC do integrado e o do leitor de CDs, das colunas com dispositivos de controlo de ressonância e sem eles, e o mesmo com o amplificador. Tivemos também a comparação entre diferentes cabos (digitais coaxiais e analógicos de interligação, coluna, e de corrente). Também os distribuidores de corrente, de dois níveis qualitativos diferentes (X-TC e A2), foram comparados.
Colunas pousadas diretamente no chão. E com os pézinhos de controlo de ressonância? Quem ouviu as diferenças? E que diferenças foram essas? A eletrónica pousada diretamente no rack, e depois com dispositivos de controlo de ressonância colocados. Alguém ouviu diferenças, quais? Cabos de coluna com determinada construção, e depois outro par com uma construção diferente. Houve diferenças? Foi dada a oportunidade de cada um tirar as suas próprias conclusões, e dizer de sua justiça.
Colunas de Chão Børresen X3
As colunas de chão Børresen X3 podem ser consideradas verdadeiras obras-primas do design e da engenharia sonora. Combinando tecnologias avançadas e materiais de alta qualidade. Estas colunas, combinadas com o integrado Forté 1 ofereceram uma experiência sonora quanto a mim incomparável pelo preço proposto. O design é elegante e sofisticado, e encaixam-se perfeitamente em qualquer ambiente, tornando-as uma adição estética e funcional para a sala de estar, sala de audição ou estúdio.
Soaram impressionantes em todas as gamas de frequência, e com uma reprodução precisa. Permitiram aos participantes o mergulho nos detalhes musicais de cada faixa reproduzida. Os graves soaram profundos e impactantes, os médios ricos e envolventes, e os agudos precisos e de um brilho cristalino, e nada agressivo. Mas o que realmente destacou estas Børresen foi o palco sonoro, em que cada instrumento apareceu bem distinto e organizado no espaço, com uma largura impressionante e profundidade substancial, proporcionando aos presentes uma experiência sonora imersiva.
Amplificador Integrado tudo-em-um Axxess Forté 1
O amplificador integrado Axxess Forté 1 pareceu-me um parceiro perfeito para as colunas de chão Børresen X3. Combinando potência, precisão e uma dose certa de detalhe, sem perder o sentido orgânico da música. Este equipamento terá direito a review dedicada dentro de dias. A não perder.
O evento
Porto e Lisboa, atenção! Além de tudo o de bom que temos e sentimos nos eventos das duas maiores cidades portuguesas, os audiófilos de Viseu juntam-lhe a paixão, o fervor, a generosidade. E não levam a sua opinião exclusivamente para casa, partilham-na logo ali, na hora.
Querem exemplos? O de um engenheiro que interviu, dizendo compreender e concordar do porquê da influência positiva dos dispositivos de controlo de ressonância aplicados nas colunas e que de facto ouviu a diferença depois de aplicados, mas que duvidava dos efeitos, aplicados à eletrónica. Mas depois de ouvir, imediatamente admitiu estar inicialmente errado, e que de facto existiram diferenças depois da aplicação dos mesmos dispositivos no amplificador.
E o exemplo do estimado Fernando Pais, audiófilo presente no evento que se deu ao trabalho e despesa de redigir e mandar imprimir o “Manifesto pela audiofilia” para distribuir pelos presentes.
Portugal parece ter um deserto no interior do país. Alguns, torpes, tenderiam a concordar. Eu, cada vez mais, admiro e invejo os que lá vivem, pois enchem a baixa densidade populacional, com o que começa a parecer rarefeito, no litoral…