Avançar para o conteúdo
Início » Demonstração Innuos, e “Introdução ao Som” na Exaudio

Demonstração Innuos, e “Introdução ao Som” na Exaudio

English Version

É um facto que alguns (muitos) nomes especializados em comunicar na área do Hi-Fi sofrem de um certo grau de “patriotice“, manifestado pelo ato reflexo (ou não) de preferirem automaticamente equipamentos apenas por serem fabricados ou concebidos por empresas sediadas no mesmo país.

No caso MoustachesToys, essa não é uma regra. Já manifestei a minha admiração pelos equipamentos da Cinnamon Audio, não pelo facto de serem portugueses, mas pela curiosidade despertada pelo seu design escultórico primeiro, e segundo pela extraordinária riqueza sonora que oferecem.

Com a Innuos, o cenário é semelhante: não é o facto de ser uma marca de Faro que me chama a atenção, mas sim a reputação pela fiabilidade dos seus produtos e pós-venda exemplar, bem como pela capacidade que tenho observado de os seus equipamentos contribuirem significativamente para elevar o desempenho dos sistemas em que estiveram integrados e que tive a oportunidade de ouvir. Essa tem sido a minha opinião consistentemente.

É comum encontrar equipamentos da Innuos em demonstrações de alta-fidelidade em que estive presente. Contudo, até agora, a marca nunca havia sido objeto de especial atenção da minha parte. A oportunidade surgiu com a apresentação organizada pela Exaudio, onde o foco foi um sistema de topo constituido por equipamentos da TAD, enriquecido pelo Statement NG e o PhoenixNET da Innuos.

O Sistema

A demonstração contou com:

  • Colunas: TAD E1TX
  • Amplificação: TAD Prévio C1000 e Power M1000
  • Fonte digital: Leitor SACD TAD D1000TX e servidor Innuos Statement NG com PSU externa
  • Switch de rede: Innuos PhoenixNET
  • Condicionador de corrente: Furutech Daytona 303E
  • Cabos: Chord e Signal Projects

Mais que uma Demonstração

O evento teve ainda um momento educativo com a apresentação do livro “Introdução ao Som – para Artes e Audiovisual”, da Professora Ana Cristina Carrasco (ESAD.CR), que abriu espaço para debates sobre temas como a física do som, psicoacústica e acústica de salas, proporcionando uma experiência enriquecedora além da simples audição de equipamentos.

Voltando à Innuos

Innuos Statement NextGen
Innuos Statement NG

Quanto ao Statement NG, fui obrigado a uma breve consulta a críticas internacionais — já que a marca, segundo o seu Sénior Brand Image Manager Nuno Veloso,  em email dirigido a este vosso escriba, não disponibiliza informações para comunicadores nacionais devido ao nosso mercado apenas representar 1% das vendas da marca — revela o seguinte:

Segundo Jason Victor Serinus (Stereophile, abril de 2020): “I thought the Statement offered negligible sonic improvements over playback through my considerably smaller and less expensive Roon Nucleus+ music server/streamer. The InnuOS software was best described as a frustrating work in progress; Innuos Founder Nuno Vitorino told me then that it was about to be “rebuilt from the ground up.” Innuos’s preference for a carefully engineered, reclocked asynchronous USB output was also a cause for concern because, in my experience, USB often sounds inferior to Ethernet, AES3, or S/PDIF”, o que traduzido para a língua de Camões se pode resumir como: “O Statement original trouxe melhorias sónicas negligenciáveis em comparação com servidores bem mais acessíveis, e o software InnuOS era então descrito como “um trabalho em progresso frustrante.” 

Desde então porém, a Innuos implementou várias mudanças significativas. Mais uma vez segundo a Stereophile:

  • Substituição da retificação passiva por retificação ativa.
  • Atualização dos condensadores de reserva.
  • Uma nova plataforma de “Controlo Adaptativo de Vibrações” para montar os módulos de condensadores.
  • Novos módulos reguladores utilizando a “arquitetura CX”
  • Novo módulo de reforço de CPU capaz de fornecer até 15A.

Estas melhorias não serão apenas números e argumentações de jovens marketeers; a minha experiência auditiva nos eventos em que o Statement NG esteve presente confirma a sua capacidade de elevar significativamente o desempenho dos sistemas.

Innuos PhoenixNET

A minha Experiência

O sistema, com o contributo do Innuos Statement NG e PhoenixNet, apresentou um som grandioso, com um palco sonoro amplo, textura detalhada nos médios e graves, e agudos que ajudaram a construir uma imagem tridimensional precisa. Ouviu-se Santana, Maria Bethânia e Mariza, entre outros, numa performance que transcendeu o mero primor técnico para se tornar uma experiência verdadeiramente musical.

O único aspeto que ficou por preencher? A ausência de um representante da única marca nacional com fabrico industrial de Hi-Fi, em mais uma oportunidade perdida para reforçar a ligação com o público nacional.

Website do organizador

1 comentário em “Demonstração Innuos, e “Introdução ao Som” na Exaudio”

  1. Pingback: Innuos Demonstration and “Introduction to Sound” - MoustachesToys

Os comentários estão fechados.