A segunda geração do NEO iDSD da iFi estará disponível a partir da próxima semana. Apresenta uma série de melhorias em relação ao seu antecessor. Entre elas a bandeira é a inclusão de Bluetooth aptX Lossless – o primeiro formato que permite a transmissão de áudio ‘lossless’ de qualidade de CD por Bluetooth. O NEO iDSD 2 será o primeiro DAC do mundo capaz de processar o aptX Lossless. Além disso, contamos com as já normais entradas digitais USB, óptica e coaxial, e também analógica.
Há também outras melhorias, como um novo ecrã a cores, uma variedade de opções de ajuste sonoro, e aprimoramentos no circuito interno que pretendem elevar a qualidade de som a patamares mais elevados. Entre essas melhorias, destaca-se um amplificador de auscultadores redesenhado que agora pode fornecer mais de 5.550mW a 32 ohms na saída balanceada de 4,4 mm – segundo a marca, tornando-se no amplificador de auscultadores mais potente do seu tipo.
O iFi NEO iDSD 2 pode ser usado puramente como um conversor, com uma saída analógica de nível fixo para ligar a um amplificador integrado ou pré-amplificador num sistema de áudio. Também pode funcionar alternativamente como um DAC/pré-amplificador, com a saída variável, ligando-o diretamente a um amplificador de potência ou colunas ativas. E, claro, sozinho apenas com auscultadores, criando um sistema de áudio pessoal completo.
Um conversor é muito mais que o seu chip DAC. O iFi Neo iDSD2 aplica tecnologias de eliminação de jitter, incluindo a versão mais recente do relógio de precisão femtosegundo GMT (Global Master Timing) da iFi e memória cache inteligente. Esta combinação de tecnologias constitui a base de um “motor digital” proprietário exclusivo da iFi.
O iFi Neo iDSD 2 lida com dados PCM até 32 bits/768kHz e todos os níveis de DSD até 22.5792MHz (DSD512). Graças ao design True Native de quatro canais do chip DAC Burr-Brown, o PCM e o DSD seguem caminhos separados – o que permite que o DSD, assim como o PCM, permaneça ‘bit-perfect’ em sua forma nativa até à conversão analógica.
O MQA, que foi recentemente adquirido pelos donos da Bluesound e NAD, também é suportado, com descodificação/reamostragem completa de ficheiros MQA até à especificação mais alta de 384kHz. Descodificação completa significa que o processo completo de “três desdobramentos” é realizado internamente, em oposição a apenas o último desdobramento, como num “renderizador” MQA.
A grande novidade.
Mas a grande novidade aqui é a utilização pela primeira vez da tecnologia Bluetooth aptX Lossless – o primeiro formato de áudio Bluetooth ‘lossless’. Embora já existam outros formatos de Bluetooth descritos como ‘alta resolução’ – por exemplo, o aptX Adaptive pode transmitir áudio até 24 bits/96kHz e a especificação do LDAC chega até 32 bits/96kHz – esses são formatos ‘lossy’. Isso significa que comprimem o ficheiro, removendo dados de áudio considerados menos importantes para o resultado final. Esses formatos de Bluetooth ‘alta resolução’ aplicam uma compressão mais eficiente e menos audivelmente prejudicial do que os codecs mais antigos, mas a qualidade sonora ainda assim é comprometida.
O aptX Lossless é o primeiro formato de áudio Bluetooth capaz de transmitir áudio de qualidade de CD (16 bits/44.1kHz) “sem perdas” (embora tecnicamente ainda aplique alguma compressão). Alcança taxas de bits de até 1.2Mbps a qualidade de CD – isso é mais do que o dobro da taxa de bits máxima do aptX Adaptive e aptX HD e aproximadamente 20 por cento maior do que o valor máximo do LDAC. O potencial deste formato para elevar ainda mais a qualidade de som que pode ser alcançada através do Bluetooth é significativo. Para beneficiar deste formato, tanto o dispositivo de origem quanto o dispositivo receptor devem incorporar um chipset Snapdragon adequadamente equipado. O NEO iDSD 2 é o primeiro componente de áudio de qualquer tipo – a incluir a descodificação aptX Lossless. O iFi Neo iDSD 2 suporta um conjunto de outros formatos Bluetooth, incluindo aptX Adaptive (compatível com aptX e aptX HD), LDAC, HWA/LHDC, AAC e SBC, o que significa que todos os dispositivos de origem são cobertos com a resolução máxima permitida pela sua especificação Bluetooth. O módulo Bluetooth da iFi também pode ser atualizado remotamente, o que significa que mais codecs podem ser adicionados à medida que surgem no futuro.
O estágio digital é apenas metade da história em qualquer DAC/amplificador de auscultadores. O design de circuitos analógicos balanceados tem sido há muito tempo defendido pela sua capacidade de reduzir o ruído e a interferência na via do sinal, mas o seu custo adicional e complexidade significam que tradicionalmente tem permanecido reservado para componentes de alta fidelidade de gama alta. A iFi tem gradualmente introduzido designs de circuitos balanceados de vários níveis de sofisticação em toda a sua gama. O NEO iDSD possui uma topologia twin-mono, totalmente balanceada.
A marca anuncia o emprego de componentes de alta qualidade, e que ganham dividendos significativos em termos de qualidade sonora.
O estágio do amplificador de auscultadores promete conduzir desde monitores intra-auriculares de alta sensibilidade até auscultadores do tipo planares que requeiram corrente substancial. O amplificador pode fornecer 5,551mW/13.3V a 32 ohms e 650mW/19.5V a 600 ohms através da sua saída balanceada de 4.4mm. Para manter a máxima resolução, o volume é ajustado no domínio analógico, sob um controlo preciso de microprocessador.
O ecrã a cores, que indica o formato de áudio, a taxa de amostragem, o nível de volume, o modo de entrada e as definições, oferece um brilho ajustável pelo utilizador e design que a marca garante não introduzir ruído elétrico que interfira com o sinal de áudio.
O NEO iDSD 2 adiciona uma gama de opções de afinação sonora à especificação original do NEO iDSD, permitindo ao ouvinte ajustar o som de acordo com a sua preferência. A versatilidade destas configurações é valiosa, dada a variação na forma como os DAC/amplificadores de auscultadores são usados – as qualidades divergentes de diferentes fontes de áudio digital e a diferença técnica entre diferentes tipos de auscultadores e auriculares, para não mencionar as diferenças no gosto pessoal.
O estágio do DAC oferece quatro filtros de reconstrução digital selecionáveis pelo utilizador – Padrão, Bit Perfect, Minimum Fase e GTO. Estes filtros fornecem modificações sonoras subtis, que podem ser selecionadas através do menu.
O amplificador de auscultadores fornece quatro configurações de ganho para adequar aos auscultadores ou auriculares ligados. O modo padrão é Normal (0dB); a partir daí, pode aumentar para Turbo (+8dB) ou Nitro (+16dB). Existe também um modo de atenuação IEMatch (-12dB), particularmente útil com auriculares sensíveis, removendo potenciais ruídos de fundo e aumentando a gama de volume utilizável.
A afinação sonora adicional é fornecida pelos modos de processamento analógico da iFi. O XBass pode ser ativado para melhorar as baixas frequências, sem turvar os médios. O NEO iDSD 2 apresenta uma versão expandida chamada XBass II, que oferece três opções EQ separadas para auscultadores: “Graves” (que visa as baixas frequências), “Presença” (que se concentra nas médias frequências superiores) e “Graves + Presença” (que implementa ambos juntos).
XSpace é outro modo de processamento analógico, projetado para compensar o efeito de “localização dentro da cabeça” que pode ocorrer ao usar auscultadores para ouvir música que foi mixada usando um par de colunas de som. Quando ativado, o XSpace amplia o palco sonoro dos auscultadores para proporcionar uma experiência mais espaçosa e semelhante a colunas de som. Tanto o XBass II como o XSpace funcionam completamente no domínio analógico, em vez de mexer com o sinal digital via DSP, e podem ser ativados ou desativados no percurso do sinal.
O NEO iDSD 2 vem com um novo comando em alumínio. É também possível usar a aplicação Nexis da iFi, disponível para dispositivos Android e iOS.
Além do Bluetooth, o NEO iDSD 2 oferece entradas digitais assíncronas USB-B, ópticas e coaxiais, além de uma entrada analógica de 3,5 mm.
Na frente, ao lado da tomada de auscultadores de 6,3 mm, encontra-se uma saída de 4,4 mm para auscultadores balanceados. Na parte de trás, as saídas RCA de terminação única são acompanhadas por tomadas XLR balanceadas, para ligar o NEO iDSD 2 a um amplificador e colunas (ou a um par de colunas ativas).
O NEO iDSD 2 possui um novo arranjo de antena Bluetooth, que já não é externa, mas está cuidadosamente escondida no interior do dispositivo. Foi também adicionada uma entrada de relógio, permitindo a ligação de um Master Clock externo que oferece uma via de atualização potencial.
O iFi Neo iDSD 2 foi criado para estar tão à vontade num ambiente de secretária como num sistema de elementos separados de alta fidelidade. E o seu tamanho e a capacidade de ficar na vertical tornam-no ideal para todo o tipo de situações, mesmo quando o espaço é limitado.
Es te dispositivo estará disponível a partir da próxima semana por €899.