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Estas são para quem gosta de música

Assim que a Ultimate Audio anunciou que teria as SourcePoint 888 para demonstração, apressei-me a ligar para o Francisco Monteiro, cicerone da loja do Porto da UAE, para combinar uma audição destas colunas.

Desde o anúncio do lançamento, em 10 de abril, as MoFi SourcePoint 888 geraram um grande burburinho entre os entusiastas do áudio. Estas colunas são a versão de chão das MoFi SourcePoint 8, equipadas com um cone coaxial de 8 polegadas. Como as SourcePoint 10, todas as três foram desenhadas por Andrew Jones, um ícone do design Hi-fi, agora a colaborar com a MoFi Electronics. A expectativa era palpável, refletida nos números de visualizações no website, redes sociais e YouTube MoustachesToys.

Para esta demonstração, o Francisco manteve o set-up da última Session antes do verão. O sistema incluiu o amplificador integrado Gryphon Diablo 333, o DAC Cinnamon Galle, os Streamer/Server e PSU Innuos Statement NG, e o Clock e Switch Silent Angel Genesis GX e Bonn NX. O conjunto de prato e braço Luxman PD-151 MkII, com célula Hana Umami Blue e prévio MoFi MasterPhono, completava o set-up. Grosso modo, saíram as Kroma Atelier Stella e entraram as MoFi SourcePoint 888.

As 888 são essencialmente a versão de chão das SourcePoint 8

As 888 são essencialmente a versão de chão das SourcePoint 8, com a adição de dois woofers também de 8 polegadas. A assinatura sonora, segundo a minha memória das SourcePoint 10, é bastante similar, mas com uma capacidade aumentada de encher salas maiores, apesar da já impressionante performance das SourcePoint 10 demonstrada.

Em relação à qualidade percecionada de construção, nada a apontar. A marca norte-americana decidiu montar as colunas no extremo-oriente, o que permitiu propô-las por um preço acessível a um público cuja carteira poderia ser limitada de outra forma: seis mil euros. Eu sei. Não é pouco dinheiro, mas garanto que colunas equivalentes em construção, qualidade sonora e capacidade de envolverem musicalmente o ouvinte (não, não é a mesma coisa), montadas na Europa ou nos Estados Unidos, custariam no mínimo mais 30, 50 ou, em alguns casos, até 100% mais. Este é o meu feedback visual. Mas nada como dar um salto à Ultimate Audio para ver e ouvir pessoalmente.

Em relação ao som:

Fazendo aqui o parêntesis que o par em demonstração tinha praticamente acabado de sair das caixas, carecendo ainda da necessária rodagem, e que as ouvi apenas durante uma tarde, o que é curto para que este texto possa ser rigorosamente classificado como uma review (como considero deve ser). A minha apreciação é que estas colunas servem sobretudo para o consumo e apreciação da nossa música, ponto!

Passo a explicar:

A compra de um par de colunas envolve muitos fatores. Além de serem objetos de decoração, a escolha frequentemente depende de como se encaixam no ambiente onde serão colocadas. Pessoalmente, acho que as 888 têm uma presença estética mais equilibrada em comparação com as irmãs monitoras, que são maiores do que a média no mercado. A forma frontal diferenciada, que pode ter desencorajado alguns nas monitoras, aparece visualmente mais diluída no formato torre das 888.

SourcePoint 888 set-up

Para potenciais compradores nesta faixa de preço e superiores, parece haver a preocupação com determinadas escolas sonoras que dominam o mercado atualmente. Muitos seguem a opinião dos opinion makers que, ao descreverem o que ouviram, acabam por criar tendências de análise meticulosa. Mea culpa! Been there, done that. Apesar de uma review ser uma perspetiva pessoal, pretende-se que seja transmissível. Assim, aqui também descrevo o palco sonoro, os graves, os agudos e as médias frequências.

Sendo assim, e passando ao que vos trouxe aqui: 

Os graves das 888 são compostos, texturados, físicos, rápidos (mas aveludados) e nada tímidos. Impressionaram-me na altura as SourcePoint 10 neste aspeto, mas as 888 superam em escala, músculo e capacidade de encher a sala com som. O espectro sonoro é linear em toda a gama, embora inicialmente parecesse que a afinação favorecia primordialmente o músculo e velocidade do que a subtileza. Ao longo da tarde, as 888 provaram-me que estava enganado. As vozes e instrumentos revelaram-se naturais no timbre, e o timing é impressionante para um equipamento deste valor.

O tweeter nunca teve a tentação de se impor (ao contrário de tanta oferta que existe por aí, mesmo mais cara), apesar do imenso palco das 888 (nesta demonstração com toe-in mínimo) e da boa delineação no espaço de cada instrumento. Aqui, achei que as Kroma Atelier Stella da anterior sessão, no mesmo set-up e na mesma sala, desenharam o palco sonoro a tinta permanente, enquanto que as SourcePoint 888 o pintaram a aguarela (não esquecendo que as Stella custam cinco vezes mais).

Em que ficamos?

Na minha opinião, o comprador potencial destas colunas será mais um apreciador de música do que um analista de música. No pun intended, fui convertendo-me lentamente, mas relutantemente, à “religião” audiófila.

Um audiófilo com este orçamento ficará muito bem servido e satisfeito com as 888, mas o melómano dentro de si certamente regozijará.

Estas colunas combinam excelente construção,

som envolvente e um preço justo. Com a promessa da flexibilidade de se adaptarem bem tanto em amplificação muito abaixo do seu preço, até muito acima, as MoFi SourcePoint 888 poderão ser a combinação certa.

Para aqueles que valorizam tanto a estética quanto a qualidade sonora, estas colunas são uma aposta segura. Mas não confiem apenas na minha opinião, se possível, recomendo vivamente uma demonstração pessoal para uma experiência completa e, quem sabe, um upgrade ao sistema áudio lá de casa.

Mofi SourcePoint 888 disponíveis aqui