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Um Encontro Memorável com Vincent Belanger: Música, Aventuras e Alta Fidelidade

Recentemente, tive a oportunidade de participar num evento áudio que se destacou dos habituais encontros focados exclusivamente em equipamentos. Aqui, a estrela principal foi a música e o músico, com os equipamentos a servirem de apoio para proporcionar uma experiência auditiva ímpar. Este evento foi realizado na Exaudio, distribuidora portuguesa da Audio Note (UK), a prestigiada fabricante britânica de equipamentos de áudio High-end, e contou com a presença do embaixador musical da marca, o violoncelista canadiano Vincent Belanger.

Aventuras e Soluções Criativas

A primeira viagem de Vincent Belanger a Portugal não começou bem, com o seu violoncelo a chegar a Lisboa danificado. João Pina, responsável pela Exaudio, recorreu ao espírito inventivo e solidário português para resolver o problema. Graças à recomendação do seu cliente, Hilary Alper, violoncelista da Orquestra Sinfónica Portuguesa do Teatro Nacional de São Carlos, um luthier conseguiu reparar o instrumento de Belanger, e Alper emprestou generosamente o seu próprio violoncelo para garantir que o evento pudesse prosseguir conforme planeado.

A Performance e a Magia do Áudio

No evento, Vincent Belanger tocou tanto a solo como acompanhado por componentes da Audio Note. A performance foi enriquecida pela comparação entre o som ao vivo do violoncelo e a reprodução musical pelos equipamentos de alta fidelidade da marca, criando uma experiência sonora única. A alternância entre os instrumentos de Belanger e de Alper permitiu aos presentes apreciar a diferença entre dois violoncelos com assinaturas sónicas distintas, resultando numa discussão enriquecedora sobre os vários aspetos que influenciam a reprodução e o consumo de música.

A presença de Hilary Alper acrescentou uma camada extra de interesse ao evento. Ambos os músicos tiveram a oportunidade de tocar nos dois instrumentos, proporcionando um momento de celebração da música e da colaboração.

A Entrevista a Vincent Belanger

Aproveitei a ocasião para entrevistar Vincent Belanger. Esta conversa girou em torno da importância de ultrapassar os limites da música e de criar experiências únicas para os amantes de música. Vincent Belanger mencionou o valor de misturar diferentes estilos e géneros, enfatizando a necessidade de uma ligação emocional no áudio e na música. Ele também destacou a importância de uma configuração adequada, reconhecendo os desafios de encontrar o equilíbrio certo entre qualidade e custo. Belanger salientou a importância de respeitar as normas e de usar as ferramentas certas para o trabalho, enquanto enfatizava a necessidade de um toque humano no processo de afinação na criação dos equipamentos.

Em suma, esta entrevista destacou como a indústria musical pode promover a melhoria do consumo da música e maximizar os sistemas de áudio, focando-se mais na experiência emocional.

Vincent Belanger na Exaudio

Vítor: Quem é Vincent Belanger e qual é a sua formação artística?

Vincent: Sou o embaixador musical da Audio Note UK e represento-os globalmente há oito anos. A minha primeira colaboração com a Audio Note foi há 10 anos, em Nova Iorque. A minha formação musical é principalmente em música clássica. Venho de uma família musical, com o meu bisavô sendo músico em Paris antes da Primeira Guerra Mundial. Estudei violoncelo no Quebec e depois concluí os meus estudos em França durante quatro anos. Quando regressei, envolvi-me em vários projetos, incluindo música barroca e moderna, e depois como diretor de uma escola de música para jovens. Lancei um álbum intitulado “Là” e, pouco depois, conheci a Audio Note. Desde então, tenho trabalhado exclusivamente com eles nos últimos oito anos.

Gosto de discutir música e composição, como ouviram na demo – é uma composição minha. O meu estilo mistura influências clássicas e barrocas, mas a minha música é simples e emocional. Sem emoção, não tem sentido.

Vivo em Montreal, com a minha filha de 18 anos e o meu cão de dois anos.

Vítor: Quais são as suas principais influências e como se refletem no seu trabalho?

Vincent: Musicalmente, tive uma masterclass com Yo-Yo Ma, cuja visão admiro. O seu álbum “Obrigado Brazil” incentivou-me a explorar além da música clássica. Além disso, a Audio Note influenciou significativamente a minha abordagem de gravação. Ao contrário de outras que tendem  a comprimir tudo, a Audio Note permite liberdade criativa com dinâmicas sonoras, o que aprecio como compositor. Inicialmente, as minhas composições eram focadas no acústico, mas explorar a música eletrónica tem sido transformador. A Audio Note proporciona um campo fantástico para a criatividade.

Vítor: Então, não está confinado à música clássica?

Vincent: Não, nunca me senti confinado. Por exemplo, o meu álbum “Là” inclui tanto “Ave Maria” quanto uma peça eletrónica. As pessoas muitas vezes perguntam sobre a minha identidade musical, mas eu abraço a diversidade e evito barreiras entre estilos. Respeito os especialistas em música moderna e aprecio o que a música rock alcançou em termos de tonalidade e técnica. A música é como a humanidade – diversa e expressiva. Trata-se de partilhar experiências, seja numa sala de audição com um sistema de alta-fidelidade ou desfrutando de world music em vinil.

Vítor: As pessoas estão mais focadas nas máquinas do que na música?

Vincent: Algumas pessoas investem muito em equipamentos e têm orgulho disso, o que é bom. No entanto, é crucial não perder de vista o elemento humano por trás da música.

Vítor: Os preços praticados são justificados?

Vincent: Sim. Não produzimos em grandes quantidades como a indústria automóvel por exemplo, e tudo é feito à mão. A manufactura justifica o custo. A Audio Note opera em diferentes níveis, garantindo qualidade sonora em todos os produtos. Por exemplo, o amplificador Meishu evoluiu com novos componentes e desempenho aprimorado. O amplificador Cobra, mesmo sendo do nível mais básico da marca, oferece uma qualidade de som notável.

Vítor: Quais são os desafios que enfrenta como artista e como os supera?

Vincent: O principal desafio é manter o meu valor e reputação para garantir salas de concerto cheias. O meu objetivo é estender a minha reputação além da comunidade Hi-Fi. Trabalhar com a Audio Note não tem obrigações, permitindo-me representar a marca musicalmente enquanto exploro projetos criativos. O próximo desafio é manter os altos padrões da Audio Note Music e incorporar elementos diversos nas minhas composições.

Vítor: Como tem sido a experiência como embaixador musical da Audio Note?

Vincent: Tem sido incrível. Conhecer pessoas por todo o Mundo, como o João em Portugal, enriqueceu as minhas experiências culturais. Estas conexões oferecem um mergulho profundo nas culturas e músicas locais. Também gosto de partilhar e descobrir música nova com pessoas que talvez não tenham tido a experiência de atuações ao vivo antes.

Vítor: A sua parceria com a Audio Note influencia a sua abordagem musical?

Vincent: Absolutamente. Sinto mais liberdade como criador e intérprete. O meu próximo projeto, por exemplo, apresentará violoncelo e órgão – algo que eu não teria perseguido sem o incentivo da Audio Note.

Vítor: A Audio Note libertou-o da abordagem clássica?

Vincent: Sim, completamente. Os meus próximos projetos incluem violoncelo e órgão, e violoncelo e contrabaixo, refletindo esta nova liberdade.

Conclusão

O evento organizado pela Exaudio foi uma celebração da música e da alta fidelidade, proporcionando aos presentes uma experiência auditiva única e enriquecedora. A entrevista com Vincent Belanger revelou a sua paixão por explorar novos territórios musicais e a sua dedicação em criar experiências emocionais através da música. Esta iniciativa não só destacou a importância da música em si, mas também a capacidade dos equipamentos de alta fidelidade em realçar essa experiência, tornando-a inesquecível para todos os participantes. Venham mais.