A Ultimate Audio é reconhecida pela sua tradição em trazer muito do melhor do high-end e ultra high-end áudio aos seus eventos, com marcas icónicas e um portefólio que reflete este posicionamento. Esta é uma das casas sinónimo do que de melhor existe no áudio, mas será que é dedicada exclusivamente ao segmento high-end? Recentemente, a Ultimate tem-nos mostrado que não: os seus eventos abrem as portas para todos os amantes de música, incluindo os que procuram qualidade sonora sem terem de vender um dos rins. O evento Ultimate Sessions Budget Beats, em Lisboa, foi um exemplo perfeito de como a excelência sonora pode ser ser acessível a uma imensa maioria.
Sistema 1: MoFi SourcePoint 888 e Luxman – Equilíbrio e Clareza
O primeiro sistema integrou as MoFi SourcePoint 888 com a amplificação Luxman, incluindo os novos integrado e DAC, L-505Z e DA-07X, respetivamente. Esta combinação de detalhe e clareza do Japão com o som divertido e despretensioso das colunas americanas confirmou o que já tínhamos visto no ano passado no Porto. As irmãs SourcePoint 10, alimentadas pelo Luxman L-507Z, mostraram que é possível alcançar um som de alta qualidade sem ter de vender a casa.
Este setup contou também com o giradiscos MasterDeck da MoFi (review ao StudioDeck aqui), equipado com o sistema ótico agulha e equalizador E-03 da DS Audio. No digital, o sistema foi alimentado pelo servidor Innuos Pulse, uma configuração que proporcionou uma experiência sonora que só veio confirmar as impressões deixadas anteriormente.
Sistema 2: SVS Ultra Evolution Titan e Primare – Força e Elegância
Na sala principal da Ultimate Audio, o segundo sistema foi protagonizado pelas colunas SVS Ultra Evolution Titan, amplificadas pelo conjunto Pre35 e power A35.2 da Primare. Esta combinação permitiu uma performance equilibrada e poderosa, reforçando o que já tinha ouvido com a Primare, testada anteriormente com o Primare I25, pelo seu controlo e detalhe.
A fonte analógica deste sistema foi o giradiscos Clearaudio Performance DC, com o andar de phono, EPhono da Keces, enquanto o digital ficou a cargo do Auralic Vega S1 com PSU externa, tal como o Keces, seguindo a linha purista de fontes de alimentação externas quando associadas a eletrónicas sensíveis. Aqui a tónica foi para o equilíbrio entre força e subtileza.
Sistema 3: Revival Atalante 4 e Fezz Audio – Um Som Cheio de Alma
Na nova sala da Ultimate em Lisboa, o terceiro sistema foi encabeçado pelas Revival Atalante 4, alimentadas pelo Fezz Audio Titania, uma unidade com válvulas KT88. Vale a pena por isso revisitar o amplificador Silver Luna Prestige com válvulas EL34 já explorado aqui em MoustachesToys.
Para o som analógico, contou com o giradiscos Fender da MoFi e o andar de phono Gratia da Fezz, enquanto o digital esteve a cargo do streamer Silent Angel Munich MU e do DAC Equinox by LampizatOr da Fezz, também já revisto aqui em MoustachesToys. Este sistema entregou um som envolvente, perfeito para quem valoriza o timbre orgânico das válvulas.
Conclusão: Acessível e de Alta Qualidade
A Ultimate Sessions Budget Beats foi um sucesso por mostrar que o áudio high-end não é apenas para os entusiastas com grande poder de compra. A Ultimate Audio provou que, com a escolha certa de equipamentos, é possível alcançar som de altíssima qualidade sem ultrapassar orçamentos do “Mundo Real”.